Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

Blog de Diamantino Lourenço R. Bártolo (99)

Agricultura. Pesca. Caça

Integradas no setor primário das atividades económicas humanas, a agricultura, a pesca e a caça, as duas primeiras como modo de ganhar a vida para muitas pessoas, a terceira como ocupação dos tempos livres, lazer e desporto, (embora, em todas as situações, produzindo, também, riqueza) constituem, apesar das respetivas características, atividades que no espaço territorial dos Concelhos, proporcionam trabalho a centenas de pessoas e alguma qualidade de vida.

E se na perspetiva de…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 21 outubro 2017 às 7:34 — Sem comentários

O Deleite da Participação Literária

 

Há cerca de vinte meses, iniciei uma colaboração Luso-Brasileira, na circunstância com a Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, dirigida pela sua Presidente Drª Izabelle Valladares e recordo-me que o primeiro artigo, publicado em 15 de fevereiro de 2016, tinha o título: “Juras de Amor no dia dos Namorados. E depois?”

Decorrido este tempo, estão publicados 100 artigos, ininterruptamente, todas as semanas, afigurando-se ter havido uma produção…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 13 outubro 2017 às 16:47 — Sem comentários

Comércio. Indústria. Turismo

Tradicionalmente, e no conceito clássico, as atividades económicas do ser humano têm-se repartido por três grandes sectores: primário com as indústrias extrativas; secundário, que inclui as indústrias transformadoras; terciário, na área dos serviços. Aceita-se que, já em pleno século XXI, outras classificações, mais atualizadas em função dos avanços da Ciência e da Tecnologia, possam existir, de resto, a sociedade no seu todo não é estática.

Naturalmente que sendo a economia uma…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 7 outubro 2017 às 7:26 — Sem comentários

Terceira Idade. Atividades. Reconhecimento

 Mesmo correndo-se o risco de se cair na desvalorização da ideia, segundo a qual: “as crianças e os idosos, são os dois extremos mais frágeis, da humanidade”, vale, no atual contexto, reiterar o alcance de tal assertiva, porque em alguns aspetos, e para parte da população, é uma realidade impossível de ignorar ou de se escamotear, principalmente nas vertentes: física, económica e estatutária.

A população que, eufemisticamente, com profundo carinho e respeito, também se poderia…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 28 setembro 2017 às 3:01 — Sem comentários

Juventude. Criatividade. Novas Oportunidades

Abordar, pelo método reflexivo, ou pela análise objetiva, uma qualquer situação da sociedade contemporânea, ignorando o papel que as atuais gerações de jovens, devem vir a desempenhar no futuro, significa uma apreciação parcial com conclusões insuficientes e, eventualmente, inadequadas, se não mesmo erradas. A juventude constitui o mais valioso património dos recursos disponíveis em qualquer parte do mundo.

Nenhum governante, dirigente: público, privado, cooperativo, formal ou…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 22 setembro 2017 às 16:32 — Sem comentários

Cultura. Património. Desporto

A projeção dinâmica de uma determinada região e/ou localidade, também pode ser analisada pelas suas atividades culturais, as mais diversificadas, e que constituem parte da matriz identificadora do espaço territorial de onde emana, bem como o acervo patrimonial, eventualmente, constituído pela diversificação, extensão e beleza natural, nas quais se vão integrando, desejavelmente, de forma equilibrada e harmoniosa, as intervenções humanas, designadamente os diferentes tipos de construções,…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 16 setembro 2017 às 15:26 — Sem comentários

Intervenção Social e Comunitária

A construção da sociedade humana, por pessoas com as mais diversas e insondáveis caraterísticas biopsíquicas, determina uma complexidade que, possivelmente, não se encontrará em nenhum outro agrupamento animal ou vegetal, nos quais o que mais predomina são os instintos gregários de defesa do grupo, e manutenção do território, sob o controlo do mais forte da respetiva espécie. 

O ser humano, na sua primeira fase da vida, nem sequer é o mais forte, bem pelo contrário, a fragilidade, a…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 11 setembro 2017 às 13:29 — Sem comentários

Investimento Público

No quadro de um projeto suportado pelo dinheiro, proveniente dos impostos coercivos que recaem sobre os cidadãos, a aplicação destes recursos financeiros, reveste-se de especial atenção, requerendo cuidados redobrados, como exigências de probidade, rigor, transparência e sentido de responsabilidade.

O executivo que tem, de entre outras funções, de gerir recursos financeiros tão delicados, porque se trata, afinal, do património de todos, na medida em que todos participam para o erário…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 2 setembro 2017 às 8:01 — Sem comentários

Educação, Formação e Emprego.

O desenvolvimento da maioria das sociedades faz-se a partir de diversos mecanismos institucionais, contudo, quaisquer que sejam as estratégias, a inclusão da educação, da formação e do emprego são indispensáveis: quer para o indivíduo; quer para a família; quer para a comunidade.

O investimento nos recursos humanos será, porventura, o que a médio prazo mais benefícios proporciona e, quanto mais cedo se adotar esta metodologia na vida das pessoas, mais rapidamente se conseguirá alterar…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 26 agosto 2017 às 8:58 — 1 Comentário

Apoio às Migrações e Cidadania

Portugal, país de navegadores e de emigrantes, ao longo de parte significativa da sua História, continua, já no século XXI, a ser uma nação de trabalhadores: uns, que permanecem; outros, que saem mundo fora, à procura de melhores condições de vida, para os próprios que partem e para os seus familiares e dependentes. Portugal, também como país de acolhimento para imigrantes oriundos de muitos países: da África à América; do Oriente ao Ocidente; do Norte e do Sul.

Portugal tem a…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 19 agosto 2017 às 8:16 — Sem comentários

Direitos e Deveres do Munícipe e do Cidadão

A humanidade, organizada em sociedades, comunidades, famílias e indivíduos, tende, ainda que paulatinamente, para sistemas políticos, democráticos e humanistas, sendo certo que a esmagadora maioria dos países do mundo vive em plena democracia que, pode-se afirmar, já constitui a regra.

Muitos povos, porém, não obstante as suas lutas: ainda não conseguiram a liberdade, em todas as suas dimensões; outros viveriam numa espécie de semidemocracia, se tal sistema político existisse; como…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 11 agosto 2017 às 8:58 — Sem comentários

Relações Pessoais e Institucionais entre Autarquias

O autarca vive com o seu povo, sente e emociona-se com as dificuldades, com os sucessos e os fracassos. O povo, até haver motivos para o contrário, confia nos seus autarcas e, por isso mesmo, não pode haver disputas político-partidárias que conduzam à desestabilização da comunidade.

Um esforço de contenção, nas palavras e nos atos, é o mínimo que se exige aos autarcas e candidatos aos diversos lugares das autarquias, bem como a todos quantos exercem funções públicas de…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 5 agosto 2017 às 2:25 — Sem comentários

Axiologia Autárquica

O bom funcionamento, na perspetiva multidimensional, de qualquer instituição, pública ou privada, depende de vários fatores, destacando-se, a título exemplificativo, o melhor relacionamento possível com e entre todos os agentes que direta e/ou indiretamente mantêm contactos, negócios, acordos e relações, ainda que informais, com a organização, revelando-se de importância fundamental as parcerias que, entretanto, se estabelecem, desenvolvem e frutificam.

As Câmaras Municipais…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 29 julho 2017 às 9:36 — Sem comentários

Respeito pelos Direitos do Trabalhador

Os trabalhadores, em geral: sejam do setor privado; sejam funcionários públicos, devem ser incentivados e terem todas as condições possíveis e legais para poderem, em qualquer momento das suas carreiras profissionais, concorrer a cargos de maior destaque, que envolvam mais responsabilidade, mas também que facilitam a ascensão a melhores salários e estatuto socioprofissional mais elevado, com valorização pessoal e prestígio social.

Igualmente devem estar preparados para,…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 22 julho 2017 às 6:23 — Sem comentários

Evolução Profissional

Qualquer que seja a atividade profissional, a esmagadora maioria dos trabalhadores aspira, muito legitimamente, a uma progressão positiva, regular e reconhecida, ao longo do seu percurso ao serviço de uma determinada instituição. Nem seria justo que um trabalhador admitido com uma categoria, nela permanecesse o resto da vida. Sempre terá de haver uma evolução na organização hierárquica, seja nas chamadas carreiras verticais, seja nas horizontais.

A estagnação numa carreira…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 15 julho 2017 às 5:23 — Sem comentários

Otimização do Município Pedagogo

Provavelmente, a partir da sustentação na investigação científica, com alguns critérios de rigor, nomeadamente a objetividade e a verificabilidade, pode-se afirmar que, com exceção de situações extraordinárias, as cidades/localidades que mais investem na educação e formação profissional dos seus cidadãos residentes e outros que a procuram para diversos fins, são, também, as que mais possibilidades apresentam de prosperar.

A prova paradigmática, segundo a qual a educação e a formação…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 8 julho 2017 às 7:52 — Sem comentários

Reorganização de Serviços Autárquico

 Administrar uma instituição, seja com fins lucrativos em termos financeiros, seja com finalidades de natureza social, cultural, desportiva, religiosa, humanitária, filantrópica ou qualquer outra, envolve, com maior ou menor amplitude, pessoas humanas, que constituem o recurso mais valioso, acima de quaisquer outros, incluindo o próprio capital, maquinaria e tecnologia.

Gerir com sabedoria, compreensão, humanismo e motivação os recursos humanos, constitui, atualmente,…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 1 julho 2017 às 3:49 — Sem comentários

Reordenamento. Reorganização Territorial e Administrativa

A posse privada de um qualquer bem, por parte de uma pessoa, tal como a posse pública, por parte de uma entidade, para o efeito designada e legalmente competente, implica definir qual o objeto ou bem que é privado ou público e estabelecer as regras para a sua aquisição, manutenção e alienação.

Este princípio funciona numa sociedade que defende a propriedade privada, a separação entre o público e o particular e que, na circunstância, constitui um direito inalienável, tal como a…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 22 junho 2017 às 9:30 — Sem comentários

Portugal e o Poeta

Neste dia, direcionado às comemorações do “Dez de junho”, é importante, e benéfico, destacar a riqueza dos recursos humanos Portugueses, bem como de todas as pessoas que escolhem Portugal para se envolverem na investigação científica e tecnológica, porque é sabido que em todos os países do mundo há Portugueses a desempenhar funções de grande responsabilidade, que exigem conhecimentos profundos, experiência comprovada e resultados substanciais, nas áreas profissionais em que exercem as suas…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 8 junho 2017 às 17:23 — Sem comentários

A Autonomia Enquanto Suporte dos Direitos Humanos

Quaisquer que possam ser as hipóteses de soluções provisórias, para determinar quais os interesses que devem prevalecer, uns em relação aos outros, o que o mundo vem assistindo é a uma explosão de autodeterminação dos povos, através das vias bélicas, não pacifistas, o que, em boa verdade leva ao sofrimento daqueles a quem os Estados, constitucionalmente democráticos, pretendem ver livres, mas que, por interesses de ordem económico-estratégica, nem sempre exercem a influencia forte e…

Continuar

Adicionado por Diamantino Lourenço R. Bártolo em 5 junho 2017 às 16:51 — Sem comentários

© 2017   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço