Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

DO PREFÁCIO - LIVRO BRASIL - O SORRISO DE DEUS

PREFÁCIO

 

A história só se escreve com palavras depois

que se desenvolve como realidade.”
Florestan Fernandes – sociólogo, ensaísta brasileiro
A lusofonia é a plataforma que tem conduzido os países de língua portuguesa a se aproximarem e ampliar seu cabedal de conhecimento e de partilha de um passado comum e passível de muitas transformações.
O longo processo histórico do Brasil carrega consigo muito desta identidade cultural.
Apresentar um livro como este, de um amigo escritor de além- mar, e fazer jus a obra que tem como assunto a colonização portuguesa pós Cabralina,  é quando muito, desafiador.
 A obra de Daniel Costa, jornalista, poeta e escritor português, “Brasil – O Sorriso de Deus”, constitui, no seu conjunto, um belo elogio ao povo brasileiro, pois visa recontar o trabalho pioneiro de seus ancestrais, sua caminhada de conquistas e avanços tendo como mote as principais cidades brasileiras. E isto se percebe através da composição da sua obra.
Segundo o autor, a ideia do livro começou a germinar na leitura dos estudos do historiador Teodósio Mello, sobre a colonização no Brasil na Paraíba, em especial, e é também, produto de uma longa pesquisa abrangendo livros e várias fontes, inclusive trabalhos e artigos de sua lavra, assim como visitas presenciais ao Brasil.
O título em si carrega no seu bojo o encantamento do olhar do autor, que no decorrer da sua escrita aviva nossa perplexidade ante a história do país e deixa evidente a admiração e o vínculo de seu respeito com a história da colonização  e da miscigenação do povo brasileiro.
Página a página, vai nos levando a um mergulho na história e a uma extraordinária viagem no tempo.  Do passado, faz o confronto do desconhecido, com a verdade do presente e a beleza de futuro promissor.
Traz no seu conteúdo muita informação histórica que nos ajudam a compreender a natureza do homem na sua humanidade e a elucidar e perpetuar para a memória, os sonhos e as aspirações dos desbravadores de uma terra inóspita, mas rica de recursos e belezas naturais.
Como brasileira e escritora, aplaudo o trabalho acurado do autor na descrição dos fatos históricos, assim como à literatura lusófona que aproxima e amplia o intercâmbio entre os povos de língua portuguesa.
O Sorriso de Deus, vem para disseminar conhecimento, porém, mais do que tudo unir Portugal e Brasil na voz do escritor e do tempo, numa história real em dois universos tão distantes.
Segundo o escritor François La Rochefoucauld (1613-1680), “A distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras.”
Esse é o legado de Daniel Costa.
Boa leitura!
Eloah Westphalen Naschenweng
Presidente do Grupo de Poetas Livres/ Florianópolis- Brasil
Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Associação Internacional de Escritores e Artistas para adicionar comentários!

Entrar em Associação Internacional de Escritores e Artistas

© 2017   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço