Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

A Antologia intitulada, “Em Busca da Felicidade”, é o resultado de diversas reflexões que, ao longo dos últimos anos, se vem produzindo, a partir de experiências de vida, corroboradas pela investigação científica possível, que pretende incentivar as pessoas na procura incessante de um dos bens mais preciosos à vida humana, justamente, a Felicidade que, no limite, será a razão para uma vida digna e ditosa.

 

Não foi necessária, na perspectiva do autor, uma ordenação, aparentemente lógica, dos temas, porque não se trata de um romance, ou de uma história, ou de um manual escolar, mas apenas de “reflexões soltas” que, subtilmente, estão interligadas por uma axiologia, por um valor-sentimento sublime: “Amor-de-Amigo” e que, na circunstância, será o fio condutor da obra, um dos caminhos para a Felicidade, porque este Amor é possível e desejável, nas diversas dimensões da existência humana. Este “Amor-de-Amigo” vai acompanhar-nos intensamente, até porque, para muitas pessoas, será um conceito novo.

 

Tudo indica, e eu acredito que: «A relação de Amizade é uma grande manifestação do Amor humano. O Amor de Amigos é Amigável, puro e sem hipocrisia. A pessoa escolhe livremente gostar dessa pessoa, amar essa pessoa, a que chama AMIGO. A pessoa não está ligada à outra pelo instinto! É uma simpatia pela pessoa.

 

Amizade pode existir entre homem e mulher, entre homem e homem, entre mulher e mulher. Neste Amor de Amizade não há! Não existe atracão sexual. (…) A verdadeira Amizade, ou seja, Amor de Amigos, traz muita alegria, a pessoa Ama e dá sem esperar nada em troca. Não Ama o Amigo pelo que ele fez ou faz! Ama independentemente da ajuda, de qualquer coisa que a pessoa Amiga faça.

 

Nós amamos os nossos Amigos queremos estar perto deles. Desejamos o melhor para eles. Desculpamos os erros. Temos bons pensamentos, boas palavras, bons sentimentos, bons desejos para os nossos Amigos. Desejamos tudo de bom para os nossos Amigos. Somos sinceros! Puros! Amáveis! Honestos! Leais! Verdadeiros! Com os nossos Amigos. Esta é a verdadeira relação de Amizade. Gostamos dos nossos Amigos.» (ROBERTSON, Maria, 2007).

 

O trabalho não tem qualquer pretensão moralista, muito menos fornecer a “receita” para a Felicidade; bem pelo contrário, ambiciona demonstrar as dificuldades do autor, na sua qualidade de pessoa frágil, com imensas lacunas, mas dotada de alguns princípios, valores, sentimentos e emoções e que, portanto, é possível, pelo menos, lutar pela Felicidade, esta nos imensos conceitos que a envolvem, consoante o ponto de vista de cada pessoa.

 

A sociedade contemporânea, cercada por tremendas dificuldades, por vezes: parece mais preocupada com a satisfação das necessidades básicas, o que é perfeitamente compreensível, de resto, nem seria possível a sobrevivência sem um mínimo de condições materiais; do que meditar noutras situações que são, igualmente, importantes, para a nobreza da pessoa humana, tal como, por exemplo: a Felicidade.

 

Certamente que tudo é necessário na vida, mas há situações que são incontornáveis, que devem ser resolvidas, nomeadamente: a manutenção de uma boa saúde, a família, o trabalho, a habitação, a segurança na velhice, a solidariedade das pessoas, das instituições, a amizade, os amigos verdadeiros, “Amor-de-Amigo”.

 

Enfim, um vasto conjunto de condições materiais, princípios, valores, sentimentos e emoções, porque a Felicidade é possível, SIM, porque é muito desejada e merecida por todos nós, SIM. Sejamos, autenticamente, AMIGOS, ainda que de um só AMIGO sincero. Queiramos e lutemos pela Felicidade, tendo por perto esse e/ou esses amigos/s incondicional/ais, aqueles que nos criticam, mas que nos apoiam e defendem SEMPRE.

 

Importa referir que esta nova Antologia, exclusivamente da responsabilidade do autor, Diamantino Bártolo, será lançada na vila de Caminha – Portugal, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, no próximo dia 22 de abril de 2017, pelas 16 horas, pelo que, aqui fica o convite para assistirem, gratuitamente, a este evento.

 

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

 

Livre Pensador

 

Venade/Caminha/Portugal

 

Exibições: 6

Comentar

Você precisa ser um membro de Associação Internacional de Escritores e Artistas para adicionar comentários!

Entrar em Associação Internacional de Escritores e Artistas

© 2017   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço