Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

Literarte Premia Poetas em Noite Festiva em Salvador

A Literarte, estará desta vez Homenageando Poetas em uma noite Festiva em Salvador.

A Premiação Poeta Destaque 2015 , homenageará Poetas que se destacaram, além dos Ganhadores do Concurso de Poesias criados para homenagear Poetas nascidos na Bahia que vivem na mesma ou em outros Estados.

O Evento acontecerá no dia 30 de maio na Escola Caballeros de Santiago no Bairro Rio Vermelho. 

Endereço: 

R. da Paciência, 441 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-010

Segue abaixo a Programação e Logo em seguida os nomes dos homenageados: 

17:30- Reunião de Membros e Diretoria da A.L.M.A.S para traçarmos metas e objetivos.

18:30 - Lançamento do Livro "Amo amar você 3 - Organização Comendadora Sol Figueiredo 

19:30 - Entrega das Homenagens a Poetas que se destacaram em 2014/2015 

A Cerimônia será aberta ao público, de entrada franca e outros poetas que desejem participar do Sarau que irá acontecer durante a Cerimônia, mesmo não sendo homenageados, poderão participar.

Receberá a Comenda Pablo Neruda : 

Santiago Coelho Rodríguez Campo

De Salvador, tendo nascido em 20 de maio de 1962. Graduado pela Faculdade de Ciências Contábeis da Fundação Visconde de Cayru, é pós-graduado em política e estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Governo do Estado da Bahia ocupou cargos importantes, dentre eles o de coordenador do setor das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Conselheiro da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Instituto Mauá. Sempre ativo na classe empresarial, é diretor do Sindicato dos Lojistas da Bahia e retomando a presidente da Associação dos Empresários do Comércio (Aecom), cuja gestão foi marcada pelo início da revitalização da região símbolo da Cidade Baixa, com a criação do Escritório de Revitalização do Bairro do Comércio, a realização da Casa Cor durante três anos consecutivos, a criação da Companhia Independente da Polícia Militar, do Conselho de Segurança Pública, bem como pela chegada das faculdades e do Tribunal Regional do Trabalho, dentre outros empreendimentos.

Filho de espanhóis da região autônoma da Galícia, possui cidadania espanhola e tem participação relevante na comunidade hispano-galega de Salvador. No Hospital Espanhol, uma referência na Bahia, foi diretor de relações públicas, coordenador da revista Informativo do Hospital Espanhol, 2º secretário e 2º vice-presidente. Atualmente é conselheiro e presidente da Assembleia Geral.

Na Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, que representa na Bahia a história, a cultura e o turismo galegos, foi diretor de patrimônio, coordenador da revista Caballeros de Santiago, 1º secretário, 1º vice-presidente e atual presidente. O presidente da Caballeros de Santiago fomentou intercâmbios com diversos organismos no exterior. No contexto acadêmico sedimentou uma parceria com a Universidade de Santiago de Compostela, uma das mais antigas da Europa, e também iniciou entendimentos com a Universidade de Murcia, para viabilizar a primeira parceria com uma unidade universitária da Espanha fora da região da Galícia

Poetas Homenageados :

Antônio Carlos Sanches Cardoso

 

Doutor em Educação Y Pedagogia (Inst. Patri. San Cipriano de Cartago – Uruguai); Especialista em: Eng. de Produção Ambiental; em Metodologia do Ens. Sup. c/ Ênfase em Novas Tecnologias; MBA em Gestão de Negócios e Pessoas. Licenciado em Letras Vernáculas, Bacharel em Administração. Servidor Público da Universidade Estadual da Bahia. Vice- Presidente da Assoc. Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, sócio-administrador Joint Venture Consultoria e Sistemas, Presidente do CEHIBRA Centro Hispano-Galego-Brasileiro de Assistência Social. Poeta e autor da Coletânea Amo amar Você volume III.

 

Irá Rodrigues

 

Geógrafa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Seu livro solo “Sonhar Sem Segredos” pela Editora Pastelaria Studio de Portugal.  Participou das coletâneas de várias antologias no Brasil e Portugal. Participa na Revista Artepoesia de Salvador.  Prêmio Destaque em Melhor de Poesias Encantadas. É Membro da ALB – Academia de Letras Brasileira de Araraquara SP e Diretora Internacional da Divisão de Literatura Infanto Juvenil do MUC. Poeta e autora das Coletâneas Amo amar Você volumes I, II e III.

 

Nalu Miranda

 

Educadora, Relações Públicas, gestora de Mídias Sociais e produtora cultural. A Professora de língua espanhola e literatura é amante da poesia e do teatro del Siglo de Oro.  Poeta e autora da Coletânea Amo amar Você volume III.

Heloisa Crespo 

 

Heloísa Crespo Pedagoga, terapeuta em Reiki, poeta, com livros publicados: “Sonho e Liberdade”, “A voz que não quer calar”, "Antologia dos poetas e prosadores da Academia Pedralva Letras e Artes (organização e participação), Opúsculos de poesia de cordel (mais de 45). Membro efetivo da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes.

CELSO EDUARDO DA SILVA

Poeta; Escritor; Mobilizador Cultural; Membro da Confraria Chilena de Escritores; Membro da Academia de Cultura da Bahia; Acadêmico Imortal da Academia de Artes, Ciência e Letras de Iguaba Grande -Rio de Janeiro; Comendador pela Soberana Ordem da Águia Dourada de kastoria - RJ; Imortal, Membro Correspondente à cadeira nº45 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araraquara - SP e membros de diversas entidades culturais de cunho nacional e internacional. Graduado em Gestão de Segurança Privada pela Estácio – FIB e Pós – Graduando em Inteligência Estratégica e Política Estratégica pela Associação dos Diplomata da Escola Superior de Guerra - Bahia em parceria com a UNEB e a FBB; Músico; Desportista; Praticante de artes marciais. Ao longo de sua trajetória o escritor Celso Eduardo teve a oportunidade de desenvolver e participar de atividades sociais e culturais em vários estados do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e outros abarcando uma vasta experiência na área do desporto, da música e da cultura brasileira. Celso Eduardo através de sua experiência e trabalho com entidades de cunho internacional teve a oportunidade de interagir e trocar experiências culturais, sociais e educacionais com profissionais da Holanda, Estados Unidos, Espanha e Bélgica o que proporciona ao seu trabalho credibilidade e segurança. Participou de Encontros Internacionais com grupos europeus; É membro do Conselho Comunitário de Segurança Pública; Recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares pela FALASP – Federação das Academias de Letras de São Paulo.

 

 

 

Maria da Conceição Castro

Baiana , nascida em Salvador,graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia,escritora poeta, membro da Academia de Cultura da Bahia,Vice Presidente da CAPPAZ em Salvador, pós graduanda em Ludicidade e desenvolvimento Criativo de Pessoas,Palestrante, ministra oficinas de Poesias em diversas escolas, Publicou poesias em várias Antologias e Cronicas no jornal Tribuna da Bahia.É autora do livro de poemas "Voa Baianinha ...Voa!, lançado nas bienais internacionais do livro de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

 

Varenka de Fátima

Natural de Campo Sales, Ceará, Varenka de Fátima Araújo reside em Salvador-BA. Morou na cidade Antenor Navarro, Souza, no estado da Paraíba e Picos no estado do Piauí; Muxiopo, Fortaleza e Juazeiro do Norte no Ceará, onde concluiu o primário. Mudou-se no ano de 1969 para a cidade de Salvador, onde concluiu o segundo grau. Iniciou a carreira acadêmica de Diretor Teatral, formou-se dirigindo a peça “Ato Cultural” em 1982. Trabalhou em inúmeras peças de teatro como maquiadora, figurinista, atriz. No período de novembro a janeiro de 1982 e 1983, trabalhou como professora de teatro na cidade do Panamá, América Central. Regressou para Salvador, trabalhou na Escola de Belas Artes, cursou licenciatura em Desenho, participou de exposições coletivas e individuais. Com a gravura do Padre Cícero, participou da Bienal de Aracaju. Pediu transferência para a Escola de Dança, aperfeiçoou na dança do ventre, fez apresentação em teatro e eventos. Em 2005 começou a publicar em antologias. Atualmente trabalha como Figurinista na Universidade Federal da Bahia.

João Bosco da Silva ( Bosco do Nordeste)

João Bosco da Silva (Boscodonordeste) Escritor Parabaiano, nasceu na Paraíba (paraibano) e foi criado na Bahia (baiano). É Especialista em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Administrador pós-graduado em finanças e negócios (ESAB), bancário aposentado do BNB, tem trabalhos literários e acadêmicos publicados no site Recanto das Letras, na Editora Literarte e na Editora AFBNB.

Maria Anita Guedes 

Maria Anita Guedes Bacharel em Teologia, Pós graduada em Psicanalise, Drª. H.C. em Psicanalise e Psicoterapia, Escritora com 07 (sete) obras editadas pela Editora Vida e Consciência, Poeta, Apresentadora do Programa Espaço do Poeta no Portal e Web Rádio Espaço Jorge Guedes, Participou de 05 Antologias sendo 02 Internacional, Membro da UBE (União Brasileira de Escritores) Membro do SBAT (Sociedade Brasileira de Autores) Delegada Cultural Dcr/Rn/Br, Membro do Poetas Del Mundo, Pegasi - Albânia e Associação Internacional de Poetas

Jorge Guedes 

Jorge Guedes

 

Jorge Guedes Bacharel em Teologia e Psicologia, Pós-graduado em Psicanalise e Psicoterapia, Dr. H.C. em Psicanalise e Psicoterapia, Diretor da Web Rádio, Web Tv e Portal Jorge Guedes, Co-autor de 7 obras literárias, Delegado Cultural Der/RN/Br.

João Bosco Soares Santos

OÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS. TRAÇOS BIOGRÁFICOS

JÁ PUBLICOU: 
- CANTARES – poesias.
- POR UMA HUMANIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA - política e ética.
- DIREITO E MORALIDADE NO ESTADO BRASILEIRO, política e ética, em coautoria com sua filha HERTA RANI TELES SANTOS, Bacharela em Direito e Turismo, Doutoranda em Coimbra, Mestranda e Lisboa, Pós-graduada em Direito Público, coordenadora e autora de livros e de artigos de Direito.
- TOCATAS – poesia e prosa. MICROPOLÍTICA E A GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL - política, administração pública e ética.
- MANOEL DOS SANTOS – O DELMIRO GOUVEIA DOS SERTÕES DOS RODELAS.

TEM EM EDITORAÇÃO:
- REFLEXÕES SOBRE O DIREITO APLICADO, A - O PEABIRU - artérias sulamericanas, entradas, bandeiras, moções, estradas reais e caminhos, para e pelo antigo sertões dos Rodelas; tropeiros, mascates, emboabas, vias, rotas; e o atual Município de Rodelas - história, caminhos de índios e as primeiras povoações do Médio São Francisco.
- MINHA ALDEIA - Volume I 
- MINHA ALDEIA – Volume II
- CORDEIS.
- REATIVANDO A HISTÓRIA– sobre os índios e os primeiros habitantes do Médio São Francisco.
- PEQUENAS PALAVRAS... GRANDES LIÇÕES. AFORISMOS.
- Indicado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em lista tríplice, por duas vezes, para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia.
- Agraciado pela OAB-BA por serviços assistenciais e educacionais prestados na Bahia.
- Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito e Processo Trabalhista e Direito Penal.
- Graduado em Direito, Letras com Francês e Matemática.
- Advogado, Professor, Escritor, Articulista, Poeta e Trovador, Letrista e Cantor.
- Advogado da CAESB, Brasília e da CHESF, Bahia; Chefe da Procuradoria Jurídica do PREVI-Salvador (ex-IPS), Promotor Adjunto do Estado da Bahia, Procurador Municipal e membro do Conselho de Contribuintes do Município de Salvador.
- Auditor do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador, por concurso de provas e títulos.
- É verbete do dicionário de autores baianos, editado pela Secretaria de Cultura da Bahia.
- Premiado em concursos de poesias e trovas.
- Tem artigos, poemas, sonetos e trovas publicados em coletâneas literárias, revistas e jornais.
- Integrante da UNIÃO de ESCRITORES do Estado da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, da União de Trovadores do Brasil e da Bahia, do Grupo de Ação Cultural da Bahia e da Academia de Cultura da Bahia.
- Fundador, implantador, Presidente e Diretor de escolas, cursos do ensino médio, sindicato, entidades educacionais, sociais e bibliotecas. 
- Preside e integra diretorias de entidades educacionais, sociais e culturais

José Ramiro Ramalho

Josue Ramiro Ramalho Alagoano de Penedo, radicado em Salvador Bahia desde a década de 70 é escritor, filósofo, educador e poeta declamador. Tem trabalhos publicados em jornais, revistas, livros, sites, blogs e até em verbetes em dicionários.É autor do livro Vôo Livre Verso & Prosa e já publicou em inúmeras coletâneas. Aprendeu a declamar sua poesia com visceralidade no extraordinário Movimento Poetas Na Praça e já criou e se agregou a outros diversos movimentos culturais artísticos e poéticos como Projeto Fala Escritor, Galinha Pulando, Galeria XIII, Casa Poesia Bahia, Pindorama, Clarear, Círculo de Estudos Pensamento e Ação onde exerceu o cargo de Diretor e faz parte da Ciranda de Artistas e Poetas Pela Paz - CAPPAZ

Marly Ramos 

Marly Ramos, graduada em História pela UCSAL, bancária, atriz e poetisa. Membro da Academia de Cultura da Bahia, atua no CEPA, no GACBA e no Fala Escritor. Atuou em peças como " O Auto da Comadrecida" adaptação de "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, sob direção de Manuel Lopes no TCA, entre outras. Atuou em saraus poéticos no Museu Geológico da Bahia sob coordenação de Varenka de Fátima, no Espaço Cultural da Câmara com o poema " O Navio Negreiro" de Castro Alves sob coordenação de Edgar Velame, entre outros. Publicações: Sindicato dos Bancários da Bahia ( Jornal Mulher em Movimento), Revista Interdisciplinar, Revista Blasting News Brasil, Antologia Poética Mundo - Cogito Editora. 

LUCAS YURI

Lucas Yuri - Imagem: arquivo pessoal



Lucas Yuri Bispo Pinto, baiano, natural de Salvador, nasceu aos 30.01.2002, Membro da Academia de Letras do Brasil-Seccional Suiça, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental.

Zezinho Nascimento 

Zezinho Nascimento nasceu na Fazenda Cristal, município de Morro do Chapéu, BA, mas mora em Salvador desde 1975. Diplomado pela Editora Mágicos de Oz como um dos melhores poetas luso-brasileiros de 2014, José Nascimento de Brito é membro da Academia de Letras do Brasil/Piracicaba, do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, da ANICAL – Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras – e, da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza. A partir de 09 de Maio de 2015, membro, também, do Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires. Tem participação nas antologias: Castro Alves e Convidados; 6ª Antologia Poética da ALAF; e, Palavras sem Fronteiras IV. É autor do livro GREGÓRIO DE MATOS FOI UM JESUS CRISTO BAIANO

Edízio Mendonça

Escritor e Poeta baiano, É Membro de diversas entidades culturais e de classe, tais como, Academia Guanabarina de Trovas – RJ; Academia Itajubense de Letras – Itajubá – MG; Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras – Anápolis – GO; Academia Conquistense de Letras, Vitória da Conquista -BA -Academia Barramendense de Letras – Barra do Mendes – BA, Academia Cabista de Letras - Arraial do Cabo - RJ, Academia Ireceense de Letras - Irecê - BA, Academia Goianense de Letras – Goiânia – GO, The International Academy of england - Londres - Iglaterra, entre outras.

Audelina de Jesus Macieira

Audelina de Jesus Macieira, nasceu em Cachoeira BA, È formada em Licenciatura em Pedagogia e Especialista em Neuropedagogia com Psicanálise. È autora do livro “Coração Amargo em Flor” pela Editora Omnira, 2013, 1ª edição e Editora Novo Romance 2ª edição.

É membro da UBESC (União Bahiana de Escritores ), Membro da Capazz (Confraria de Poetas e artistas Pela Paz no Mundo). Publicou seus pensamentos em diversos jornais e revistas, dentre elas Movimento Artpoesia, Cepa Cultural, Informativo Cultural, Revistas Banzeiro, Omnira , Varal do Brasil e Pense Maiss. Ao lado de grandes nomes da poesia baiana integra o elenco Letras Contemporâneas, Ed: Ominira, 2012, do livro Premio Literário Valdec Almeida de Jesus 2012 edição Crônicas, Ed. Per- se, 2013 edição Poesias, Varal do Brasil III, Coletânea Poética Internacional "13" Ed. Òmnira, Poesias Desavisadas de Tudo da editora Scortecci,2012 , O diferencial da Favela, Ed. Galinha Pulando, 2014 . Menção honrosa Projeto Cultural Alma Brasileira com o conto juvenil : A velha Dona Florzinha, 2014, ainda participa da Antologia Mundo da Editora Cogito, 2014. È ativista cultural participante dos movimentos de literatura na Bahia, foi Eleita delegada de literatura na V conferência da Cultura da Bahia. Seus versos estão sendo traduzidos para o Espanhole inglês.. Em Agosto de 2015 edita o seu 2º livro O Abraço da Esperança.

Edgar Vellame 

O poeta Edgar Velame é natural de Salvador, Bahia; de 05 de maio de 1972.

Aos 15 anos se encantou com a poesia na praça, de Castro Alves, Augusto dos Anjos dentre outros, sua verve poética beira a explosão a candura de versos como as de Fernando Pessoa, é Edgar Velame é a palavra com força bruta, sem meias palavras Edgard Velame é o verdadeiro representante dos poetas da além de todas as praça.

Sergio Carvalho

Sergio Carvalho, conhecido pelo nome artístico de Sergio Carvalho Badbah, nascido em 19 de Junho de 1979 , em Salvador- Bahia, criado com influências musicais das principais bandas do cenário musical baiano e seus grupos folclóricos.

Dedicou-se a música durante muitos anos como percussionista, não deixando de lado ideais como o combate as latentes desigualdades raciais da sociedade, a valorização história da Bahia e da África, e o  berço de toda esta cultura que desenvolveu-se em Salvador, criando uma atmosfera de orgulho negro, mais intensa que nos demais Estados do país. Fundador da AFROPARCEIROS produções culturais, que há alguns anos, promove não apenas a difusão cultural com ênfase em cultura étnica mas, descortina socialmente, toda a realidade do preconceito e racismo ainda existente em diversas camadas da sociedade. 

 Conceição Ferreira 

Maria da Conceição Ferreira, natural da cidade de Cairu no estado da Bahia especificamente na região chamada de Pimenteira. Como membro do GAC-BA(Grupo de Ação Cultural da Bahia), participei de alguns volumes de coletâneas, citados a seguinte com meus textos. Nº 2 – Ano I – Textos: Os Ais de Assunção; Descidadania Nossa de cada dia; Nº 3 – Ano II – Textos: Só em Jesus; Eu agora; Agora Eu; O Cupido e sua flecha; Nº 4 – Ano II – Textos: Eu; O Silêncio; Cadê minhas Lágrimas; Nº 5 – Ano III – Textos: Boca Provocante; Pela Janela; Meu Dilema; Nº 6 – Ano III – Textos: Abaixo a Pornografia; A Paixão; Nº 8 – Ano IV – Textos: Ao Som do Canto da Cigarra; Os Problemas do Amor; Nº 9 – Ano V – Textos: A Chuva e o governante; Nossa Federação; Nossa Cidadania; Nº 11 – Ano VI – Textos: De onde vem realmente; A Violência?; O São João avançado de Pedrinho; Nº 12 – Ano III – Textos: Em Família; Nº 14 – Ano III – Textos: O Dia de Pedrinho; Nº 15 – Ano III – Textos: Um Zero à Esquerda; Revista Literária Artpoesia: Nº 72 – Ano VIII – Textos: Tranças; Coxas e Vestido; Lembranças; Nº 74 – Ano IX – Textos: A volta das lagrimas; Beijos ao som de Beethoven; Nº 75 – Ano IX – Textos: Longo Tempo; Felicidade Matinal; Nº 84 – Ano X – Textos: A Maçã; Potro Selvagem; Nº 104 – Ano XIII – Textos: Nossa Federação, Nossa Cidadania; Nº 103 – Ano XIII – Textos: Lamento; Magnitude Outrora; Sonhos Agora; Nº 105 – Ano XIV – Textos: A indiferença da amada; A Urgência da amada; Nº 106 – Ano XIV – Textos: Donana Salvador, Valdeck Em Acróstico; Nº 107 – Ano XIV – Textos: Com Deus Não Fracassarei; Recomeço com Poesia; Nº 108 – Ano XIV – Textos: Em Busca; Amante Suicida; Nº 109 – Ano XIV – Textos: Caso Resolvido; Nº 110 – Ano XIV – Textos: Filhos; Paz, Embora que tardia; Livro Ecos Machadianos(coletânea), com os textos: “EU” e “Paradoxando Eu”. Livros dos Namorados(coletânea), com os textos: “Que Saudade” e “A Alegria da Festa”. Atualmente também frequento o CEPA(Círculo de Estudos, Pensamentos e Ação).

Exibições: 919

Comentar

Você precisa ser um membro de Associação Internacional de Escritores e Artistas para adicionar comentários!

Entrar em Associação Internacional de Escritores e Artistas

Comentário de LEOMARIA MENDES SOBRINHO em 11 agosto 2015 às 2:13

Fico feliz

Comentário de Edizio Rodrigues Mendonça em 26 junho 2015 às 1:47

Fiquei muito feliz e emocionado em ter participado deste importante evento. Por que minha foto não entra? 

Comentário de Audelina de jesus Macieira em 28 maio 2015 às 22:45

Nossa , muito feliz em estar participando.

Comentário de Josue Ramiro Ramalho em 20 maio 2015 às 3:15
A Bahia cultural abre os braços para se manifestar com alegria e receber mais um grandioso evento literário com escritores, poetas, artistas das letras e das palavras comandado pela Literarte no próximo dia 30 no bairro da boemia na Soterópolis. Parabéns aos organizadores e participantes. Sejam todos bem vindos! Sintam-se à vontade
Comentário de LEOMARIA MENDES SOBRINHO em 19 maio 2015 às 16:06

Comentário de José Nascimento de Brito em 19 maio 2015 às 2:50

Que maravilha! Salvador agradece. Seja bem-vinda, Literarte.

© 2018   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço