Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

mundo e vida
UMA DAS POUCAS PEÇAS QUE ESCREVI COM A PALAVRA FILME, DEDICO-A COM AMIZADE À GRANDE MULHER RENATA, POR QUEM TENHO UMA ESTIMA ILIMITADA.

FILMES - LUSOMUNDO E O SENHOR AURÉLIO

"O diabo sabe muito, não por ser diabo mas por ser velho". Por mim, que já fiz trinta anos, julgo que a máxima não deve ser assumida.
Sempre me ocorrem memórias, por vezes chegam com os sonhos, como se estes fossem alfobre. Não é que me veio à memória o senhor Aurélio que os céus guardarão?
Passava-se nos anos sessenta, à tarde diariamente aparecia o emissário da Lusomundo, com o original fotográfico, Encomendava uma fotogravura do mesmo e levando feita uma outra, que deixara na véspera a executar.
As gravuras ficavam sempre desmontadas (sem calços de madeira), prontas seguirem para a galvanoplastia afim de servirem de molde a poder mandar executar repetições em chumbo para servirem em campanhas publicitárias de estreias de filmes em salas de cinema da capital.
Recordo o senhor Aurélio, aparentava figura apagada, parecia mais um criado barato da Lusomundo. Seria apenas para quem pensasse assim, visto descobrir ser bom conversador e dominava todo o aspecto das campanhas insertas nos jornais, para as estreias dos filmes.
A figura acabava por ser simpática no tratamento e porque tudo aparecia planeado, não se dava pela pessoa, só não passaria despercebida a um bom observador que a podia refutar de típica. Era de estatura baixa, nada novo, tratava dos assuntos em poucas palavras, trazia escrito o importante quando o era fazia sempre o seu cumprimento, era mesmo amigável, enquanto misterioso nas suas visitas diárias.
Mais nada era visível.
No fim de cada mês, mediante guias de remessa, a factura era enviada á empresa distribuidora de filmes e a mesma fazia normalmente o pagamento durante os trinta dias seguintes estipulados.
Em regra funcionava a via postal, para assuntos envolvendo facturação e pagamentos.
Só gora a distribuidora Lusomundo, que entretanto, se alargara à Cabo, mercê de alterações diversas, como a entrada noutra rede e a inclusão de novos quadros, muda de designação e a 01 de Novembro de 2007, passa a ser TVCine - Canais de Cinema.
Esta notícia lida recentemente trouxe-me à memória o inefável senhor Aurélio e a sua visita diária.
Diria, um homem mistério de agradável recordação!

(Escrito e publicado em 18/10/2007)

Daniel Costa

A imagem pode conter: 1 pessoa

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de Associação Internacional de Escritores e Artistas para adicionar comentários!

Entrar em Associação Internacional de Escritores e Artistas

© 2019   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço