Esta é uma rede social de escritores,artistas plásticos  e músicos, para associar-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas, entrem no site www.grupoliterarte.com.br e conheça todas as vantagens em ser um associado!

 

 

RORAIMA E A SUA CAPITAL BELA VISTA
Os primeiros portugueses chegaram à região de Roraima através do Rio Branco. Antes já eram atraídos Ingleses e holandeses, com a finalidade de explorar o Vale do Rio Branco através das Guianas.
A soberania de Portugal, sobre essa região só veio ser estabelecida, após os espanhóis invadirem a parte norte, do Rio Branco, juntamente com o rio Uraricoera, a partir de 1725.
Entretanto missionários Carmelitas iniciavam a tarefa de converter os indígenas da região.
Por meados do século XVIII, a Coroa portuguesa passou a preocupar-se com as expedições espanholas à região ocidental da Amazónia, pelo que foi ideada a criação da Capitania Real de São José do Rio Negro.
Isto ocorreu através de Carta-régia de 3 de Março de 1755.
O principal motivo foi a ameaça dos espanhóis do Vice-reino do Perú, mas porque também havia o medo das sortidas dos holandeses do Suriname, com fins de comércio e apresamento de indígenas.
As demarcações previstas no Tratado de Madrid, também influenciaram a medida da criação de nova unidade administrativa na região.
Pretendia-se implementar, a colonização do Alfo do Rio Negro, com a criação do encontro e aos trabalhos das comissões de demarcação portuguesa e espanhola.
Aconteceu esse encontro jamais ter ocorrido, tendo as forças, nesse ínterim, ocupado provisoriamente o curso do baixo rio Branco procedendo à plantação de mandioca e outros produtos, para o aprovisionamento da Comissão.
O forte de São Joaquim, por hoje destruído, construído em 1755 na confluência do rio Uraricoiera com o rio Tacutu, foi determinante na conquista Rio Branco pelos portugueses.
O forte tinha a finalidade de proporcionar a soberania total de Portugal, das terras do Vale do Rio Branco, que despertava a cobiça internacional, devido à sua pouca exploração.
Os colonizadores portugueses, depois de assumirem a soberania e o controle total da região, criaram diversos povoados e vilas, em conjunto com os nativos.
Entretanto, devido aos conflitos entre indígenas e colonizadores, em virtude daqueles não aceitarem submeter-se às condições impostas pelos portugueses, os povoados não se desenvolveram.
Para garantir a presença do homem português, nas terras do Rio Branco, o comandante Manuel da Gama d’Almada iniciou a criação de gado bovino e equino no território.
Entre 1810 e 1811, militares Ingleses penetram no Vale, porém foram expulsos pelo comandante do Forte de São Joaquim.
A fronteira entre Brasil e Guiana precisou de ser remarcada, devido às grandes às grandes invasões Inglesas deste período.
A capital de Roraima é a cidade de Bela Vista, concentrando cerca de dois terços da população do estado.
Bela Vista, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil, é a única totalmente localizada a norte do Equador.
Daniel Costa

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de Associação Internacional de Escritores e Artistas para adicionar comentários!

Entrar em Associação Internacional de Escritores e Artistas

© 2017   Criado por Izabelle Valladares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço